Você quer crescer e formalizar o seu negócio, mas não sabe se está pronto(a)?
Decidir abrir o CNPJ é um passo importante na vida de quem está começando a empreender. Dar esse passo exige coragem, mas vale muito a pena para o empreendedor. Pode aumentar o seu faturamento, garantir benefícios previdenciários, além de possibilitar maior dinamismo nos negócios.
Vale ressaltar a importância de verificar anteriormente qual modelo é o ideal para o seu momento e, assim, garantir que os tributos e exigências sejam de acordo com a sua realidade.
Siga a leitura e veja se você está pronto(a):
1. Você é autônomo(a)
Se você já administra seu próprio negócio e trabalha por conta própria, é altamente recomendável que você se formalize. Além de ganhar autoridade, confiança no mercado e prosperar em seu ramo de atuação, quando se formalizar, estará pronto para ter resultados incríveis.
2. Você tem muitos clientes PJ
Quando você começa a migrar o seu público de pessoa física para pessoa jurídica, o ideal é você mudar também para pessoa jurídica e assim ter mais facilidades e evitar problemas. Já que se você começar a prestar serviços para uma empresa, precisará emitir nota fiscal, e isso só pode ser feito como pessoa jurídica, com um CNPJ.
3. Seus clientes pedem para você emitir nota fiscal
As Notas Fiscais são essenciais para comprovar a relação de compra, trazer segurança para o seu cliente e confiança para a sua empresa, já que são documentos legais que proporcionam validade jurídica incontestável. Além disso, caso você não emita a Nota Fiscal, sua empresa pode ficar em uma posição de ilegalidade. No caso de quem é MEI, não é obrigatório emitir a nota quando o consumidor final de seus produtos ou serviços for uma pessoa física. Porém, quando a sua atividade é fornecida para uma outra empresa, a nota fiscal será exigida. Sempre fique atento à legislação do seu estado!
4. Seu faturamento ultrapassou os R$ 4.664,68/mês
Quando o seu faturamento mensal ultrapassar a marca de R$ 4.664,68, é um dos sinais mais importantes que mostra que você está pronto para abrir o seu CNPJ. Isso porque essa é a última faixa de rendimento do Imposto de Renda de Pessoa Física, com alíquota tributária de 27,5%. Quando você chega nesse valor é mais vantajoso abrir o seu CNPJ, pois os impostos pagos por empresas nessa faixa de rendimento são menores do que no Imposto de Renda Pessoa Física.
5. Você precisa de crédito para crescer
Em algumas ocasiões, ter recursos extras pode ser essencial para o negócio crescer e se tornar mais lucrativo, isso em qualquer ramo de atuação. No entanto, as solicitações de crédito para pessoa física costumam ter taxas de juros maiores do que as de pessoa jurídica. Assim sendo, ter um CNPJ é muito benéfico para você obter os recursos necessários para crescer e investir no sucesso do seu negócio.
Agora que conheceu alguns dos sinais, pode decidir se esse é o momento certo para dar este importante passo. Caso seja, a Sócio Ideal tem uma equipe especializada e pronta para abrir o seu CNPJ. Entre em contato conosco. Estamos animados para iniciar essa jornada com você!